Pular para o conteúdo principal

ALIMENTOS ORGÂNICOS, UMA NECESSIDADE REAL?

Produtos orgânicos fazem parte da sua lista de compras ou passam batido? Às vezes é difícil evitar  a comparação no preço e pode surgir o pensamento: Mas, não é tudo a mesma coisa?

Eu confesso: já pensei assim! Consegui mudar minha alimentação só depois de assistir vários documentários e ler muito sobre o assunto. Vou colocar todos os links no final do post. 
Sem neuras, sem dramas. Comer melhor, alimentos frescos, sempre que possível orgânico porém, sem extremismo. Como alternativa aos orgânicos  muitos alimentos podem ser deixados de molho com água e vinagre ou outra solução para retirar pesticidas.

O alimento orgânico faz tanta diferença assim?
Vou contar pra vocês um pouco sobre os produtos orgânicos e não orgânicos, e depois vocês me contam nos comentários o que acham.



O que são?

Os alimentos orgânicos vão além de frutas e verduras, entram também: carnes, ovos, leites, arroz, pasta de amendoim... hoje em dia praticamente tudo voce vai encontrar uma versão orgânica, até mesmo o mel. Estes produtos não contém corantes, emulsificantes, aromatizantes, preservativos artificiais, hormônios, entre outras coisas que os fazem levar o selo da classificação orgânica.

No caso da agricultura todo o processo de produção inclui cuidados para produzir um alimento mais puro e natural possível. Durante a preparação do solo, cultivo, e combate as pragas, são tomadas as medidas necessárias para a proteção do meio ambiente, da saúde do consumidor e do agricultor.

Já com o grupo de derivados de animais o cuidado com a alimentação e a saúde do animal também são levados em consideração, não pode ser utilizado hormônios, jaulas, antibióticos, ou alimentação com rações transgênicas. Na verdade a alimentação deve ser natural, como o pasto. Todos esses cuidados refletem diretamente  na qualidade da carne/ovo, e consequentemente no impacto na saúde do consumidor. 

Um ponto importante é a não utilização de OGM – os transgênicos! Sem falar quanto ao uso de energias renováveis, o apoio ao pequeno agricultor entre outros.



Quais são as vantagens?

Os alimentos orgânicos são livres de agrotóxicos como as pesticidas, fungicidas, herbicidas.
 - O agrotóxico além de poluir o solo, o ar e a água pode causar diabetes, depressão, alergias respiratórias, câncer, distúrbios de tireoide, Mal de Parkinson, aborto, dor de cabeça, tontura, vomito e tanta coisa ruim para nossa saúde que vou parar por aqui, rs. Contribui para o desmatamento, para a contaminação de peixes que vão para nossa mesa e nos contamina por tabela.
Já deu pra perceber que não ingerir agrotóxicos é uma grande vantagem, né?

Olha como o trabalhador precisa estar todo protegido pra aplicar o agrotóxico, imagina comer isso!

Dica: A lavagem retira boa parte dos resíduos de agrotóxico. Para lavar os alimentos você pode usar soluções caseiras. Eu não gosto de lavar com gotas de cloro pois, acho que fica um gosto de agua sanitária no alimento. Já reparou que se pingar em você, ficará dias com o cheiro? Você pode usar uma mistura de vinagre com água, por exemplo. Aqui tem algumas receitas!

Curiosidade: Quatro agrotóxicos estão listados entre 12 substâncias químicas que mais causam problemas hormonais, segundo a VEJA. 
São eles: 
1- Atrazina - Herbicida
2- Perclorato - Herbicida e Fertilizante
3- Arsênio - Herbicida e Veneno
4- Ester Fosfato - Agrotóxico.


Os alimentos orgânicos não são transgênicos!

- Alimentos transgênicos foram criados para serem mais atraentes, maiores, durarem mais tempo (ótimo para vendas - lucro), e serem mais resistentes às pragas. O que acontece é que as pragas acabam tornando-se também mais resistentes. Sendo assim, é preciso mais agrotóxico... Em 2004 a ANVISA autorizou o aumento de 50% no uso de agrotóxicos na soja, por exemplo.
-  Os alimentos transgênicos estão sendo relacionados ao aumento de alergias. Em 1999 um instituto na Inglaterra, constatou um aumento de 50% de alergia aos produtos derivados da soja, e atribuiu o resultado ao consumo de soja geneticamente modificada – OGM (transgênico).
- Resistência a antibióticos: Para testar se o alimento transgênico deu certo é inserido nele genes de bactérias resistentes a antibióticos. Ao comermos esse alimento podemos nos tornar tolerantes à essas substâncias e então, os remédios poderão não nos fazer efeito ou ter seu efeito reduzido.

Uso de rações com hormônio e antibióticos:

- O consumo de frangos alimentados com hormônios e antibióticos, e consequentemente os ovos, causam envelhecimento precoce, câncer de mama, de próstata, cistos no ovário etc.

-  Antibiótico no leite de vaca pode acontecer a mesma coisa que o mencionado anteriormente, é chamado de: resistência cruzada.

Esses foram ALGUNS dos problemas que achei na minha pesquisa e quis dividir com vocês. 

É bom deixar claro que faltam muitos estudos e a falta deles é principalmente motivada pelo lucro. Vocês acham que as grandes empresas querem que saibamos que seus produtos não fazem bem a saúde? Claro que não, né? Falta também mais controle e fiscalização no uso de substâncias tóxicas.

Uma coisa que eu acho interessante falar é que os produtos transgênicos têm patentes e a empresa detentora da patente vende as sementes, cobra royalties, e ainda exige que o agricultor tenha que comprar sempre novas sementes, não podendo reutilizar a semente da plantação anterior.
Tanto o agricultor que queira sair do contrato, quanto um agricultor vizinho que possa ter tido a plantação contaminada pela semente transgênica sofrem multas e processos na justiça e por fim acabam perdendo tudo. Essas grandes empresas são grandes sanguessugas. Não queremos financiar isso, certo!?

Espero que eu tenha conseguido deixar claro as vantagens do produto orgânico.

E qual a desvantagem do produto orgânico?
Ele geralmente é mais caro que os outros por ser produzido em menor escala.

Conclusão:
Para mim o uso de produtos orgânicos é essencial. Por tudo que já vivi, hoje prezo muito pela minha saúde. 
Se vale a pena investir? Eu acredito que sim. Meu conselho pra quem não consegue comprar 100% de alimentos orgânicos é comprar pelo menos os produtos que você come cru e não descasca. Por exemplo: morango e tomate. 

Quanto a carnes e ovos, o melhor é comprar os orgânicos, claro. Mas, como geralmente é bem mais caro, procure pelo menos pelos os que são criados livres, com alimentação natural e sem antibióticos.

Substituição funciona bem quando o assunto é leite, troque o leite de vaca por de oleaginosas quando puder. Eu adoro tomar café com leite de amêndoa e comer granola com leite de coco. É muito bom!!

Troque o mercado por feira. É mais divertido, você ajuda o produtor local e geralmente encontra produtos mais saudáveis e frescos!

E assim a gente vai aumentando a qualidade do que comemos e consequentemente melhorando a nossa saúde. O importante é voce saber aquilo que te faz mal e aquilo que te faz bem para então poder fazer escolhas de forma consciente.

Olha o vídeo que fiz na feira que eu adoro ir aqui na Califórnia!


Links:

Documentários: 

O que acharam?? Deixa aqui nos comentários!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é felicidade? Felicidade plena existe? 5 Passos para a felicidade!

  Oi gente! Depois de quase 3 anos off estou de volta! E gostaria de começar falando sobre um assunto que está em alta: Felicidade. Hoje em dia com o uso em excesso das redes sociais a idéia que se passa é de que felicidade é ter algo incrível, levar uma vida extraordinária viajando para os melhores destinos, comendo nos restaurantes mais badalados, usar a roupa da moda, artigos de luxo, ou ter o corpo perfeito. Afinal, o que é felicidade? Muita gente acha que felicidade está associada ao sucesso, seja ele profissional, financeiro, amoroso ou mesmo sucesso ao realizar alguma meta. Sim...Claro que se você alcançar o sucesso nessas ocasiões muito provavelmente você terá uma sensação de felicidade, porém, há grandes chances desse sentimento ser momentâneo e passar logo. Vamos analizar alguns casos pra ver se essa teoria faz sentido? Gisele Bundchen, Justin Bieber, Whinderson Nunes, Adele, Jim Carey, Michael Phelps, Kate Spade, entre muitos outros artistas, atletas e grandes empresários so

PAPO SOBRE: COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA GRIPE NOS PEQUENOS!

É muito ruim quando nossos pequenos ficam doentes, mesmo que seja só uma gripe ou resfriado, não é mesmo? Se for bebê pequeno então, são noites sem dormir direito. Mas, pera aí, é gripe ou resfriado ? Eu sempre achei que gripe era quando tinha vírus, e resfriado quando não ficava agasalhado o suficiente e o corpo respondia com espirros e nariz entupido! Hehe, #sqn . Descobri esse ano que em ambos há a presença de vírus porém, são vírus diferentes. Os sintomas da gripe são mais intensos , vai ter dor no corpo, nariz entupido, espirro, talvez febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e cansaço.  Já os sintomas do resfriado são mais brandos, geralmente nariz entupido e escorrendo. O mais importante: o resfriado geralmente não resulta em pneumonia, infecções bacterianas e hospitalizações, menos mal, né gente? Não adianta se desesperar, pelo que parece eles vão pegar ao menos uns 10 resfriados nos 2 primeiros anos de vida - se for pra creche, escola ou tiver irmãos

COMO MELHOREI MINHA PELE

Depois que eu vim para a Califórnia a minha pele que estava ótima começou aos poucos dar sinal que algo não ia bem. Claro, minha alimentação tinha mudado drasticamente! Quando cheguei aqui comia muito fast food, o que é uma porcaria! Isso passou direto pra minha pele. A pele começou a ficar mais oleosa e na testa começou a surgir uns mini carocinhos tipo espinha sem a inflamação sabe? Foi na hora que lembrei, eu não estava usando os produtos que a Dra. Beatriz Medeiros - dermatologista de Brasília, havia me recomendado! Corri na Target (pra quem não conhece é uma loja tipo mercado que vende de tudo e tem uma area de cosméticos bem grande), comprei um kit La Roche Posay linha Effaclar, que é para peles oleosas e acneicas, custa $29.99 . Gente sem exageros, em uma semana minha testa já estava limpinha!  O kit são 3 produtos:  Kit Effaclar - Sabonete em gel: ele tem a versão em barra que dura mais e é mais barata, já usei mas, prefiro o gel pela praticidade. Uso ele 2x po