Pular para o conteúdo principal

Afinal, o que é felicidade? Felicidade plena existe? 5 Passos para a felicidade!

 


Oi gente! Depois de quase 3 anos off estou de volta! E gostaria de começar falando sobre um assunto que está em alta: Felicidade.

Hoje em dia com o uso em excesso das redes sociais a idéia que se passa é de que felicidade é ter algo incrível, levar uma vida extraordinária viajando para os melhores destinos, comendo nos restaurantes mais badalados, usar a roupa da moda, artigos de luxo, ou ter o corpo perfeito.

Afinal, o que é felicidade?

Muita gente acha que felicidade está associada ao sucesso, seja ele profissional, financeiro, amoroso ou mesmo sucesso ao realizar alguma meta.

Sim...Claro que se você alcançar o sucesso nessas ocasiões muito provavelmente você terá uma sensação de felicidade, porém, há grandes chances desse sentimento ser momentâneo e passar logo. Vamos analizar alguns casos pra ver se essa teoria faz sentido?

Gisele Bundchen, Justin Bieber, Whinderson Nunes, Adele, Jim Carey, Michael Phelps, Kate Spade, entre muitos outros artistas, atletas e grandes empresários sofrem ou sofreram de depressão ou ansiedade. Em 2015 uma pesquisa realizada pela UC Berkeley constatou que 72% dos empreendedores reportaram ter algum problema mental. Outro estudo diz que CEOs (Chefe Executivo - cargo mais alto de uma empresa) tem mais que o dobro de chances de ter depressão comparado a população normal.

Não é de hoje que pessoas de sucesso sofrem com esses problemas, seja por pressão da profissão, pressão para se manter no topo, ou com as demais adversidades.

Observando esses dados, eu concluo que felicidade não está associada ao sucesso profissional e nem mesmo ao sucesso financeiro, já que a grande maioria das pessoas que alcançaram o sucesso profissional tem também um grande sucesso financeiro; Vamos tirar como exemplo Justin Bieber e Gisele Bundchen que no auge do sucesso da carreira e financeiro tiveram crises de pânico, ansiedade e/ou depressão.

Obs.: Uma pesquisa realizada na America Latina constatou que analisando o nível de estudo das pessoas  com depressão, 0.9% dos deprimidos são analfabetos, sendo o restante com níveis primários, secundários e profissionais. Vale uma reflexão, certo?

Será que a chave para a felicidade plena está então no sucesso amoroso?

O relacionamento a dois traz consigo diversos desafios, uma pesquisa realizada pelo Congresso Regional de Psiquiatria diz que entre as pessoas deprimidas 63% são casadas. 

Fora isso, seria muito equivocado depositar a sua felicidade a depender da existência de outra pessoa. E se seu par perfeito morrer? E se seu par perfeito quiser se separar? E se você nunca encontrar seu par perfeito??  Nossa felicidade estaria em cheque?? Não faz muito sentido, né?

Se a felicidade não está no sucesso profissional, nem em acumular riquezas ou achar o par perfeito, onde vamos encontrar a felicidade?

Minha opinião:

A felicidade plena ou felicidade incondicionada, é aquela felicidade que não depende de outra pessoa a não ser você mesmo, não está em ter alguma coisa, ou alcançar algum objetivo. Está no ser, aqui e agora. Você precisa se conhecer, se conectar com a sua essência, ter um propósito de vida, ser satisfeita(o) e grata(o). 

Eu acredito que o primeiro passo para a felicidade plena é abraçar o imperfeito. Esqueça a perfeição. Devemos sim dar o melhor de nós sempre, mas aceite que você é imperfeito e que errará muitas vezes até acertar e quando acertar ainda terá que aprimorar e isso será um processo constante.

Qual pessoa que ja passou na Terra você acha que alcançou a perfeição?

Nós estamos muito longe de sermos como Jesus, Buda, ou Madre Tereza. E sinceramente, muitos de nós talvez nem queira! Afinal, a grande maioria da população esta em busca de: riqueza, fama, beleza impecável, roupas da moda... Quais dos grandes mestres possuíam isso? Nenhum. Nao era esse o foco deles. Porém, é o que muitos de nós buscamos, certo? E ano após ano os números de casos de suicídio, depressão e ansiedade vão aumentando.

E é de se entender, vamos analisar? 

Na sua família você é cobrado de estudar e ter notas boas, fazer uma faculdade, ter uma boa profissão e construir uma família perfeita. Nas redes sociais o que vemos são pessoas tentando passar essa imagem, mesmo que não seja a realidade. Vemos casamentos perfeitos, mães perfeitas, pele perfeita, corpo perfeito, casa perfeita e por ai vai... E começamos a comparar, né? 

O ditado já dizia: grama do vizinho é sempre mais verde que a nossa.

Entretanto, o problema não é a vida do outro. O problema é o nosso FOCO.

Se nós colhemos o que plantamos, também é certo dizer que achamos o que procuramos, certo? Será que se mudarmos a busca de fora (casa, roupa, carro, familia perfeita) para dentro, não encontraríamos lá felicidade?

Não precisamos olhar para a grama do vizinho, ao invés disso, se focarmos em cuidar da nossa própria grama, mesmo que não fique perfeita, não haverá nem mesmo tempo para comparações.

Então, eu diria que o Primeiro Passo é: Aceite a sua imperfeição. Cada um é um indivíduo único, todos com as suas imperfeições, não existe a vida 100% perfeita. (você pode aprender a tirar proveito das adversidades, isso é outro assunto!)

Segundo Passo: Foque em você. Não caia na armadilha da comparação.

Terceiro Passo: Harmonia, viver com uma atitude positiva

Para se viver em harmonia precisamos criar um ambiente positivo, e isso começa de dentro para fora. Quais são os seus pensamentos? É a primeira coisa que precisamos observar e reeducar. Se você se pega pensando em algo negativo, por exemplo com medo de que algum projeto dê errado, comece trocando esse pensamento por um positivo, de otimismo. Se você se pega pensando em alguma situação que te chateou, troque o foco para o que você aprendeu com aquela situação. Se você se pega pensando em alguém que te fez algo ruim,  comece a mandar pensamentos de amor e perdão para essa pessoa...E assim começa a troca de pensamentos negativos para pensamentos positivos. 

O próximo é a reeducação da fala, ela precisa ser não agressiva e positiva. Depois suas atitudes, rotina, até mesmo as coisas que possui em casa como: retirar coisas paradas, quebradas, excessos etc. Outra coisa muito importante e se afastar de pessoas que possam te trazer qualquer sentimento ruim, alguma amizade duvidosa, parceiros ruins, pessoas negativas... você precisa manter na sua vida somente o que te faz bem! Até mesmo a rede social: Se isso é algo que te faz mal, dê um tempo!

Depois que você conseguiu reeducar seus pensamentos, comportamento, rotina e ambiente, é necessário manter tudo isso! Para isso é muito importante estabelecer limites (boundaries). Limites são essenciais para manter o foco e a harmonia. É necessário aprender a dizer não. A cultura brasileira não sabe muito como lidar com o não, mas é preciso aprender. Se alguém te pede para fazer algo que vá te tirar da sua harmonia, diga não! Isso não é ser egoísta e nem falta de educação.

Obs.: Se você nunca ouviu falar sobre crenças limitantes, pesquise sobre isso. Reestabelecer as suas crenças é um passo muito importante para a felicidade.

Quarto Passo: Cuide de você.  Além de tudo isso que falei no terceiro passo, é importante que você tire algum tempo para fazer algo que te traga prazer TODOS os dias. Algo que: não precise de outra pessoa, não precise de dinheiro e não precise de muito tempo. Pode ser tomar um sol, caminhar, tomar um café, ler um livro... qualquer coisa que te faça sentir bem!

Quinto Passo: Pratique a caridade. Praticar o bem é algo que vai fortalecer a sua alma, vai gerar muita energia positiva e bons sentimentos! Você irá se beneficiar mais do que outro, tenho certeza!

Algumas observações:

Eu sempre tento adaptar as coisas que escuto dos outros para poder funcionar na minha própria vida. O que funciona para um pode não funcionar para o outro. A vida não uma equação perfeita igual para todos, afinal, somos todos indivíduos individuais com nossas próprias individualidades, haha. Por exemplo, já li em muitos livros e artigos sobre meditar ao acordar... isso simplesmente não funciona pra mim. Eu ainda estou muito sonolenta e se eu for meditar vou cair no sono. Então, ao invés disso, eu acordo, lavo meu rosto, escovo meus dentes, faço alguns movimentos de Yoga e depois que já estou bem desperta faço a minha meditação. E tem dia que não consigo fazer nada disso! Eu posso ter acordado muito durante a noite, ter dormido um pouco a mais e não vai dar tempo de praticar nada, já que tenho que preparar tudo pra levar minha filha a escola 7:50 da manhã, e ta tudo bem! Tem dia que eu pulo a musculação pra passear com uma amiga, e ta tudo bem! Sem extremismo. Equilíbrio é tudo, gente.  Não precisa se cobrar pra ter uma vida perfeita porque ja aprendemos né? Não existe perfeição, estamos todos em desenvolvimento.


E ai, o que achou? Tente praticar os cinco passos para a felicidade e me conta o que aconteceu!!

Existem muitas outras técnicas que ja estudei, como: O poder da mente, a lei da atração entre outros, até podemos falar sobre isso em outros posts, me conta nos comentários se voce gostaria de ler mais sobre esses assuntos!

Eu não sou nenhuma guru, o que escrevi aqui é o que já pesquisei, acredito e pratico!

xoxo,

Camila.

 





Comentários

  1. Nossa, faz muito sentido isso tudo pra mim, não vou mentir que é facil trazer isso pro dia a dia. Muitas vezes estou imersa num Problema sem conseguir sair dele, mesmo tendo consciência que estou fugindo de algumas dessas dicas pra felicidade!

    O lance tem sido pra mim a aceitação de que nem todo dia dá pra ser feliz, e tá tudo bem isso !

    Ameeeei o que li, me fez reafirmar algumas coisas ! 💜

    ResponderExcluir
  2. Nossa, faz muito sentido isso tudo pra mim, não vou mentir que é facil trazer isso pro dia a dia. Muitas vezes estou imersa num Problema sem conseguir sair dele, mesmo tendo consciência que estou fugindo de algumas dessas dicas pra felicidade!

    O lance tem sido pra mim a aceitação de que nem todo dia dá pra ser feliz, e tá tudo bem isso !

    Ameeeei o que li, me fez reafirmar algumas coisas ! 💜

    ResponderExcluir
  3. From Roulette to Blackjack, Craps and extra, we’ve received extra methods to instantly win enjoying in} all of your favourite video games. Our Super Pit is home to one of the best desk game motion in 점보카지노 Detroit. Whether you prefer to guess a penny, a dollar or select to play for bigger stakes, you’ll get pleasure from a casino ground that’s full of pleasure and distinctive service. But because the “pseudo” in the name suggests, the numbers aren't actually random. Because human beings create them utilizing coded instructions, PRNGs can not help but be a bit deterministic. But if hackers can identify the varied components in that mathematical stew, they'll doubtlessly predict a PRNG’s output.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PAPO SOBRE: COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA GRIPE NOS PEQUENOS!

É muito ruim quando nossos pequenos ficam doentes, mesmo que seja só uma gripe ou resfriado, não é mesmo? Se for bebê pequeno então, são noites sem dormir direito. Mas, pera aí, é gripe ou resfriado ? Eu sempre achei que gripe era quando tinha vírus, e resfriado quando não ficava agasalhado o suficiente e o corpo respondia com espirros e nariz entupido! Hehe, #sqn . Descobri esse ano que em ambos há a presença de vírus porém, são vírus diferentes. Os sintomas da gripe são mais intensos , vai ter dor no corpo, nariz entupido, espirro, talvez febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e cansaço.  Já os sintomas do resfriado são mais brandos, geralmente nariz entupido e escorrendo. O mais importante: o resfriado geralmente não resulta em pneumonia, infecções bacterianas e hospitalizações, menos mal, né gente? Não adianta se desesperar, pelo que parece eles vão pegar ao menos uns 10 resfriados nos 2 primeiros anos de vida - se for pra creche, escola ou tiver irmãos

COMO MELHOREI MINHA PELE

Depois que eu vim para a Califórnia a minha pele que estava ótima começou aos poucos dar sinal que algo não ia bem. Claro, minha alimentação tinha mudado drasticamente! Quando cheguei aqui comia muito fast food, o que é uma porcaria! Isso passou direto pra minha pele. A pele começou a ficar mais oleosa e na testa começou a surgir uns mini carocinhos tipo espinha sem a inflamação sabe? Foi na hora que lembrei, eu não estava usando os produtos que a Dra. Beatriz Medeiros - dermatologista de Brasília, havia me recomendado! Corri na Target (pra quem não conhece é uma loja tipo mercado que vende de tudo e tem uma area de cosméticos bem grande), comprei um kit La Roche Posay linha Effaclar, que é para peles oleosas e acneicas, custa $29.99 . Gente sem exageros, em uma semana minha testa já estava limpinha!  O kit são 3 produtos:  Kit Effaclar - Sabonete em gel: ele tem a versão em barra que dura mais e é mais barata, já usei mas, prefiro o gel pela praticidade. Uso ele 2x po