Pular para o conteúdo principal

PAPO SOBRE: COMO ALIVIAR OS SINTOMAS DA GRIPE NOS PEQUENOS!

É muito ruim quando nossos pequenos ficam doentes, mesmo que seja só uma gripe ou resfriado, não é mesmo? Se for bebê pequeno então, são noites sem dormir direito.
Mas, pera aí, é gripe ou resfriado? Eu sempre achei que gripe era quando tinha vírus, e resfriado quando não ficava agasalhado o suficiente e o corpo respondia com espirros e nariz entupido! Hehe, #sqn. Descobri esse ano que em ambos há a presença de vírus porém, são vírus diferentes.



Os sintomas da gripe são mais intensos, vai ter dor no corpo, nariz entupido, espirro, talvez febre, dor de garganta, tosse, dor de cabeça e cansaço. Já os sintomas do resfriado são mais brandos, geralmente nariz entupido e escorrendo. O mais importante: o resfriado geralmente não resulta em pneumonia, infecções bacterianas e hospitalizações, menos mal, né gente?

Não adianta se desesperar, pelo que parece eles vão pegar ao menos uns 10 resfriados nos 2 primeiros anos de vida - se for pra creche, escola ou tiver irmãos esse número ainda pode aumentar. Mas, calma... vai ser cada vez mais "fácil" lidar com isso.

Achei legal dividir com vocês essas diferenças porque, até pouco tempo atrás eu não sabia.

Mas, conceitos a parte, vamos ao que interessa: O que podemos fazer pra aliviar o mal estar?

Quando o bebê é muito pequenininho não podemos arriscar a dar remédio sem falar com o pediatra antes. Não faça a louca da farmácia, tá? 



As primeiras coisas que você pode fazer com segurança são:

→ Inclinar o colchão. Isso ajuda bastante! Você pode usar aqueles travesseiros de refluxo e colocar por debaixo do colchão mesmo, ou colocar qualquer outra coisa para inclinar o lado  que fica a cabeça. Como vai ficar por debaixo do colchão não tem problema colocar toalha enrolada ou o que você tiver disponível.
→ Soro no nariz, sim, muito soro! Pode colocar com seringa, ou comprar Salsep ou Rinosoro 0,9% que é aquele de jato contínuo. Sem limite de horário, lembrou passou! Eu criei o hábito de passar soro todos os dias no nariz da Jolie quando ela era bebê, mais ou menos até 1 ano. Ajuda a manter limpinho!
→ Chá de hortelã ou só picar umas folhas de hortelã na água morna do banho pra ajudar a respiração. Você também pode comprar o Soothing Vapor da Johnson – só para bebês acima de três meses. Já usei e gostei!!
→ Muito liquido! Se você amamenta, use e abuse desse poder, amamente a vontade!
→ Nebulização, ou se você não tem o aparelhinho, vale deixar o banheiro com bastante vapor e ficar la por alguns minutos com o bebê. Só lembra de secar e agasalhar ele assim que sair porque vai ficar úmido.

Dica: Se você for investir em comprar um nebulizador, dê uma olhada nesses ultrassônicos que fazem a mesma quantidade só que mais rápido e que também pode fazer em todas as direções, inclusive deitado, sem derramar. Eu comprei esse aqui e gostei bastante!

Essas foram as dicas básicas!!

Vamos falar dos remédios? Não dê nada pro seu filho sem falar com o pediatra antes, ok? Se você ainda não tem um pediatra eu vou deixar no final do post o contato do pediatra da Jolie, que eu amoooo e SUPER recomendo! Ele sempre responde rapidinho e me tira do sufoco!
A maioria dos remédios que vou falar foram usados na Jolie por indicação medica. Alguns eu dei por conta própria mas, esses são homeopáticos e eu acho que não tem problema, rs...


1 -  Esse da foto é um genérico do Vicks Baby Rub, e pode ser usado em bebês a partir dos 3 meses. Eu uso geralmente na área do peito pra aliviar a tosse. Se a tosse estiver muito ruim eu passo nas costas e nos pés, depois coloco meia.
2 -  Tylenol Baby: Quando Jolie era pequena eu sempre usava esse, mas usava quando ela tinha reação de vacinas.
3 -  Quando Jolie ficou maiorzinha o pediatra recomendou trocar de antitérmico e sugeriu o Advil ou Neosaldina. Eu acho bom ter diferentes tipos em casa porque, se um não fizer efeito eu tenho o outro – isso já aconteceu antes!
4 -  Xarope homeopático Hyland’s para resfriados e tosse. Este é um dos eu que dei por conta própria, e gostei muito! O sabor é bom, a Jolie toma sem reclamar e ajuda muito na tosse.
5 -  Imunoflan: Quando os sintomas estão muito fortes eu dou pra ela esse xarope fitoterápico! Ou então, quando ela tem dois resfriados seguidos. Porque além de ajudar em inflamações de garganta e nariz ele também ajuda na imunidade. Você pode ler mais sobre ele aqui.

Só pra relembrar:  Estou colocando os links de alguns produtos nos nomes, então quando você clica, vai abrir a página do produto, viu?

6 -  Predsim: Embora tenha sido recomendado pelo pediatra, ele é um dos que eu  faço de tudo para NAO usar porque é um corticoide, já os outros eu uso mais tranquila porque são naturais.
7 -  Mais um homeopático da marca Hyland’s - Micro tabletinhos que dissolvem na boca ajudam nos sintomas da gripe e também a relaxar para dormir. O chato dele é que tem que dar várias vezes, por isso eu comprei só uma vez.
8 -  Esse é o desentupidor de nariz mais comum, eu chamo de bombinha, rs... Ajuda mas, o melhor é você ensinar o bebê a assuar o mais rápido possível. Se não me engano, Jolie aprendeu com uns 9 meses. É só você falar: faz assim...e mostrar como faz. Eles são espertos e aprendem rápido! Caso seja muito pequeno pra aprender vou dar outra dica mais abaixo!
9 -  O mais importante de todos: o soro! Tem em diversas formas: o convencional soro fisiológico que vem naquela garrafinha de plástico - eu usava com seringa. Tem o salsep, salsep 360, e o de jato contínuo – Rinossoro. Entre os dois salseps eu prefiro o 360 mas, já economizei e comprei o normal que também funciona!
10 -  Termômetro: No início eu usava esse com a tampa azul que é de testa mas, sempre ficava na dúvida se a temperatura estava certa e resolvi comprar o convencional.

Dica: Bom pra quem tem bebê pequeno a outra opção pra desentupir o nariz é o Nesofrida, já vi muitas mães encomendando esse produto. Eu mesma nunca usei mas, acho válido falar dele porque parece ser muito bom! O vídeo abaixo mostra como funciona!



Ps.: Fora todos esses que eu falei, já experimentei também o tal do OSCILLOCOCCINUM - ô nome difícil - embora eu tenha amigas que amam, eu não vi grandes benefícios por isso, só comprei uma vez.

Eu espero que todas essas dicas possam ajudar vocês a passar pelo resfriado/gripe de forma mais tranquila, porque eu sei o quanto é ruim e angustiante ver nossa(o) filha(o) sem respirar direito, molinho e a gente sem poder fazer muita coisa pra ajudar.

Se você...
...for mãe de primeira viagem, como eu, não se desespere. A febre é normal lá pelo terceiro dia e os sintomas devem passar entre 4 a 7 dias. O catarrinho do nariz é comum demorar um pouquinho para acabar completamente e a tosse às vezes é persistente e demora mais também.
...acha que esta evoluindo, não perde tempo! Ligue pro pediatra, descreva o que está acontecendo, faz vídeos e se precisar vai numa consulta de emergência. (Uma boa dica que usei durante muito tempo, é ter um diário para acompanhar o dia a dia da minha filha,  quando ela fica doente escrevo tudo no diário todos os dias, assim fica fácil de acompanhar a evolução do quadro e se precisar ir a uma consulta sei exatamente o dia de cada sintomas e como ela reagiu).
...ficou curiosa e quer ver mais sobre os produtos para resfriados homeopáticos da marca Hyland's, clica aqui.

Ps.: Todos os remédios foram receitados para a JOLIE, e sabemos que cada caso é um caso, certo? Antes de dar qualquer remédio pro seu filho (a) consulte um médico pediatra viu? Eu não sou profissional da área, estou apenas dividindo minha experiência como mãe.

Muita saúde pros nossos pequenos e pra gente também!

Contato do Dr. Cristiano: (61) 3344-6074 - Pediatra da Jolie no Brasil.

Site que eu fiz pesquisa para trazer a informação pra vocês:


Comentários

  1. Oi ka! Boas dicas para as mães! Realmente foi bem esclarecedora a distinção entre gripe e resfriado...e quanto ao dr Cristiano Nader foi um grande achado da Priscila né? E hoje são várias amigas seguidoras, além da família, como você e a Tatiana. Assim sei que as netinhas estão bem assistidas!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Afinal, o que é felicidade? Felicidade plena existe? 5 Passos para a felicidade!

  Oi gente! Depois de quase 3 anos off estou de volta! E gostaria de começar falando sobre um assunto que está em alta: Felicidade. Hoje em dia com o uso em excesso das redes sociais a idéia que se passa é de que felicidade é ter algo incrível, levar uma vida extraordinária viajando para os melhores destinos, comendo nos restaurantes mais badalados, usar a roupa da moda, artigos de luxo, ou ter o corpo perfeito. Afinal, o que é felicidade? Muita gente acha que felicidade está associada ao sucesso, seja ele profissional, financeiro, amoroso ou mesmo sucesso ao realizar alguma meta. Sim...Claro que se você alcançar o sucesso nessas ocasiões muito provavelmente você terá uma sensação de felicidade, porém, há grandes chances desse sentimento ser momentâneo e passar logo. Vamos analizar alguns casos pra ver se essa teoria faz sentido? Gisele Bundchen, Justin Bieber, Whinderson Nunes, Adele, Jim Carey, Michael Phelps, Kate Spade, entre muitos outros artistas, atletas e grandes empresários so

COMO MELHOREI MINHA PELE

Depois que eu vim para a Califórnia a minha pele que estava ótima começou aos poucos dar sinal que algo não ia bem. Claro, minha alimentação tinha mudado drasticamente! Quando cheguei aqui comia muito fast food, o que é uma porcaria! Isso passou direto pra minha pele. A pele começou a ficar mais oleosa e na testa começou a surgir uns mini carocinhos tipo espinha sem a inflamação sabe? Foi na hora que lembrei, eu não estava usando os produtos que a Dra. Beatriz Medeiros - dermatologista de Brasília, havia me recomendado! Corri na Target (pra quem não conhece é uma loja tipo mercado que vende de tudo e tem uma area de cosméticos bem grande), comprei um kit La Roche Posay linha Effaclar, que é para peles oleosas e acneicas, custa $29.99 . Gente sem exageros, em uma semana minha testa já estava limpinha!  O kit são 3 produtos:  Kit Effaclar - Sabonete em gel: ele tem a versão em barra que dura mais e é mais barata, já usei mas, prefiro o gel pela praticidade. Uso ele 2x po